Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Devolvam nossos Royalties!!!

BRASÍLIA, RIO e RECIFE - Na ressaca da derrota na Câmara, o governo começa a discutir a possibilidade de editar uma medida provisória (MP) retornando à divisão de royalties acertada pelo relator do projeto de partilha, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que preserva a receita dos estados produtores na área do pós-sal e dá mais recursos para estados e municípios não produtores no pré-sal. É o que mostra reportagem de Gustavo Paul, Cristiane Jungblut, Luiza Damé e Bruno Rosa, publicada na edição desta sexta-feira, no GLOBO.

Essa MP seria editada ao mesmo tempo em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetar a emenda Ibsen - que revê a atual distribuição de participações governamentais de petróleo e retira R$ 7 bilhões da receita do Estado do Rio.

" Esquece Olimpíadas, esquece Copa, esquece tudo "

Ao falar da emenda Ibsen, durante a abertura do ano letivo da PUC-RJ, o governador do Rio, Sérgio Cabral, chorou. Mesmo assim, ele e Paulo Hartung, governador do Espírito Santo, estão confiantes de que Lula vetará a proposta. Cabral chegou a afirmar que a perda desses recursos fará o estado fechar:

- Esquece Olimpíadas, esquece Copa, esquece tudo.

Leia mais: Cabral chora com aprovação da emenda que divide receita do pré-sal. Rio pode perder R$ 7,2 bi

O veto, prometido publicamente pelo líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), ocorrerá caso não vinguem as mudanças a serem negociadas no Senado. Outra alternativa é o Judiciário derrubar a tramitação da emenda, sob argumento de inconstitucionalidade. A bancada fluminense argumenta - inclusive em uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) que já tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) - que os artigos 20 e 60 da Constituição impediriam a redução dos valores que o Rio, maior produtor de petróleo do Brasil, recebe atualmente. Cabral também conta com o STF.

- O veto virá acompanhado de alguma medida para preencher um vácuo jurídico e contornar o desgaste político. Isso está sendo conversado - diz o líder do PT, deputado Fernando Ferro (PE), que votou a favor da emenda Ibsen.

Fomos roubados!!

A câmara de ladrões do congresso definitivamente quer ferrar com o estado do Rio de Janeiro. Os coroneizinhos de m... estavam sedentos para abocanharem os Royalties a que o Rio teria direito pela produção do pré-sal. E conseguiram.

Sergio Cabral é um fraco, acreditou nos petralhas e se deu mal. Agora aparece na TV chorando. Até quando o povo do Rio vai continuar elegendo fanfarrões para defender nossos interesses?

Se Lulla não vetar esta emenda, é bom o cidadão carioca que tenha o mínimo de vergonha levar em consideração em não votar no PT nem para sindico. É bom o quatro dedos canalha se lembrar que o povo do Rio lhe proporcionou a maior votação entre os estados deste pais. Até mesmo no nordeste e em São Paulo que seriam seus redutos ele não obteve tamanha marioria como teve no Rio.

Royalties não podem ser repassados a terceiros eles pertencem a quem produz. O petróleo produzido no Rio é do Rio. Quem é carioca ou Fluminense e pensa o contrário é traidor!!!

Me chamem de radical mas acho que o povo deste estado tem que se conscientizar. Nessas eleições não há um candidato que se simpatize com o Rio. Dilma, Serra. Nenhum presta. Deviam ser alvejados por sapatos em cada palanque que tiverem a coragem de subir neste estado. Temos que ir às armas protestar de forma contundente contra esse congresso e esse governo de merda.

Os deputados do Rio que faltaram à votação ou votaram a favor da emenda no mínimo mereciam ser expulsos do estado e ter seus bens confiscados. Traidores do povo que os elegeram.

NÃO PODEMOS ACEITAR ESTE ESTUPRO COM O ESTADO DO RIO. Nem que para isso tenhamos que ir às armas. Chega de protestinho na Vieira Souto, chega de caminhar vestido de branco carregando flores. É guerra!

Um comentário:

  1. Saga, eu acho que os cariocas tem razão de reivindicar esses royalties, apóio totalmente. Mas acho engraçado você falar em pegar em armas em pleno século XXI kkkkkkkk.

    Sacanagem com os cariocas... a Itaipu paga royalties sobre as terras inundadas APENAS PARA AS CIDADES PREJUDICADAS. Tudo bem que não é o dinheiro merecido e que as pessoas mais prejudicadas não vêem a maior parte do dinheiro... bom, a Itaipu foi bem filhadaputchénha com essa história de Hidrelétrica e terras inundadas, mããããs... o que eu quis mostrar é que os royalties ficam no estado, com as cidades diretamente interessadas.

    =]

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)