Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Opinião: Cultura Musical, Metal no Brasil, Comportamento + Consciência Politica

Publicado Originalmente em 10/02/2011

Em uma discussão no Facebook iniciada com a frase: "O PÚBLICO É O VERDADEIRO REFLEXO DE QUEM ESTÁ NO PALCO".

Após algumas opiniões chegou-se ao lugar comum de dizer que: "o Rock e suas demais vertentes não são populares no Brasil. E que é música para adolescente. Não é uma coisa que vai acompanhando o ouvinte até a idade adulta. Coisa cultural, não vai mudar tão cedo".

Eu discordo. A musica, quando é boa, atravessa o tempo e cresce junto com seu ouvinte. "Master of Puppets" pode ser tão imortal quanto "Nessun Dorma".

Um mesmo artista pode, durante toda sua carreira, deixar registros que farão sentido para pessoas de todas as idades. Desde o seu começo quando tinha uma mente mais juvenil até o final quando sua maturidade acompanha suas letras. Eu hoje posso gostar de fases de meus artistas favoritos que são desprezadas por fãs mais xiitas.

Há sim um problema cultural: Dizer que é uma questão cultural por ser um problema de má distribuição de cultura e de oportunidades iguais de divulgação para a massa eu concordo. Mas também há uma espécie de ditadura cultural que praticamente impõe o que iremos ouvir.

Como iremos mudar essa cultura se tudo está nas mãos de alguns produtores, DJs, donos de equipes, empresários funkeiros, Mães Loiras e outros politiqueiros quem mantém o pão e circo e as rádios que são totalmente submissas ao jabá?

Uma "cena" começa com atitudes isoladas que vão conseguindo angariar mais e mais simpatizantes da "causa". É preciso um mínimo de boa vontade.

É VERGONHOSA a inoperância e a falta de consciência se vê aqui no pais. Não só das bandas mas também do público. Somos um triste retrato do restante do povo brasileiro.

Me desculpem mas na média o fã de heavy metal aqui no Brasil não passa de um alienado com tendências conservadoras. Muitos deles, playboys que acham legal passar perrengue em muquifo quente sendo mal atendido em supostos bares rock; Que vão a shows mal organizados sem horário pra começar e acabar, sem segurança e com equipamentos de quinta.

Até a cena metal Iraniana hoje tem mais importância cultural e política que no Brasil. Lá heavy metal é sinônimo de contestação ao governo fundamentalista. Mais e mais mulheres iranianas estão aderindo às vestimentas do e comportamento do metal como forma de protesto pela libertação e os direitos das mulheres naquele pais (Já no Brasil Valeska Popozuda é símbolo feminista).

E vejam aqui neste país onde um deputado ganha 26 mil e o povo está mais preocupado com o incêndio na cidade do samba ou qualquer outra nulidade. O que nós fazemos? a maioria se limita a fazer "twitaços", comunidade de protesto no orkut, facebook e blogs. Isso os mais conscientes. Pior mesmo é atitude do público, que aceita calado pagar caro em shows de artistas internacionais. Muitos deles falidos e sem mercado nos EUA e Europa. Ou vive do golpe da carteirinha do estudante falsa.

O Brasileiro prefere virar um contraventor e aproveitar brechas em leis feitas por escroques politiqueiros que se rebelar, protestar e boicotar tais eventos. É o jeitinho brasileiro gritando em nosso DNA.

Pode parecer confuso mas, TUDO o que abordo aqui esta entrelaçado e faz parte de um mesmo contexto.

Mais sobre este assunto:

- Maturidade e nível intelectual se define pela roupa? http://shogunidades.blogspot.com.br/2013/03/maturidade-e-nivel-intelectual-se.html

- Foto atual de ex-ídolo do metal nacional gera polêmica entre headbangershttp://shogunidades.blogspot.com.br/2012/03/foto-atual-de-ex-idolo-do-metal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)