Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

O outro lado da Eurocopa que a UEFA finge não ver

Extermínio de animais de rua, manifestações, descontentamento e racismo são alguns dos lados obscuros da festa do futebol europeu.

Boa parte dos cidadãos da Polónia e Ucrânia manifestam-se contra a realização do Campeonato. Além de não estarem interessados na competição, acham que o enorme investimento em estádios é uma despesa leviana. (Qualquer semelhança com um certo pais sul-americano que sediará a copa de 2014 não é mera coincidência).

Truculência e abuso de poder da policia secreta Ucraniana contra ativistas do Femen sequestradas por dois dias; assim como as manifestações de racismo de torcedores Russos, Croatas e Ucranianos; além das cenas de agressões entre torcedores na Polônia mostram os reflexos ainda existentes do atraso de décadas de "Cortina de Ferro". Mas, algo muito pior esta acontecendo, com o silêncio da mídia mundial e da UEFA. EXTERMÍNIO de animais de rua.


Este cão será inserido vivo em um crematório. Ao lado de sacos empilhados cheias de cães e gatos que têm o mesmo final agonia. Esta é a "limpeza" que está sendo realizado em Lysychansk (Ucrânia) por ocasião da realização da Eurocopa onde a Ucrânia é um dos paises que sediam o torneio.

Antes que digam que a foto é falsa, uma montagem eis a prova: http://www.youtube.com/watch?v=4O-KYBa2Ya8 (O vídeo contém imagens que podem ser fortes).

Opinião:UEFA não é muito diferente de uma grande empresa ou de uma fábrica. Propor um boicote aos "produtos" da UEFA com o devido apoio de mídia geraria um barulho o bastante para o Sr Platini botar um freio no governo Ucrâniano.

Vale lembrar que muitos chefes de estado europeus estão aqui na cidade. E em época de Rio +20 gostaria de ver os manifestantes da "Marcha da Maconha" saindo às ruas para protestar por algo mais útil. Este seria um bom motivo para protesto.

Um comentário:

  1. pena ter encontrado seu blog só agora (10.7.2014)...parabéns pela qualidade dos textos e informações... abraços

    ResponderExcluir

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)