Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Direito de resposta de uma ativista da Aldeia Maracanã ao post "A esquerda brasileira é patética!"

Segue abaixo um relato (o qual trato como um direito de resposta esclarecedor sobre fatos obscuros ocorridos na última sexta-feira devido ao volume de informações contidos) da ativista Rox, que estava presente no manifestação.

Comentário foi publicado no post A esquerda brasileira é patética! http://shogunidades.blogspot.com.br/2013/03/aldeia-maracana-esquerda-brasileira-e.html


Boa tarde, essa foto da criança dormindo na rede (a Maynumi, que eu amo muito) quem tirou fui eu. Não sou partidária, não sou esquerdista ou de direita, sou simplesmente uma (das) pessoa que frequentava há muito tempo a aldeia maracanã. Muita gente que estava lá na sexta-feira (e eu tbm fui)são pessoas que frequentam aquele espaço há meses/anos, tem aqueles índios como amigos (alguns são muito queridos meus mesmo, eu os amo demais) e simplesmente amam a aldeia maracanã. Vc provavelmente nunca entrou lá, era um espaço maravilhoso, não tinha um que visitava e não tinha vontade de voltar. A convivência com os índios, dançar em volta da fogueira, cantar cantos indígenas em tupi-guarani e bater o maracá..era algo simplesmente muito enriquecedor. 

Vc pergunta pq os índios não cobraram antes,eles tentaram mas o espaço havia sido tomado por traficantes, viciados em crack e outras drogas, e as autoridades não se preocuparam em retira-los de lá para que os índios novamente (novamente pois índios vem vivendo naquele terreno há mais de 100 anos) o ocupassem e demorou um bocado para que eles se reunissem, se organizassem e entrassem ali com a cara e a coragem para retirar esse povo de lá e retomar a posse de um terreno que deveria ser de direito deles. 



Concordo sobre a mulher do femen, ela não deveria estar ali e se estivesse, que fosse pela causa indígena e não pela sua própria, portanto que ficasse vestida e agisse pacificamente como quase todos ali faziam. Também não curtia ver uma galera de partido (especialmente psol e pstu) por lá pois me parecia que eles apoiavam mais mesmo para fazer política mas não são a maioria.

A grande maioria de apoiadores era (era não, é) como eu, pessoas que os conhecem e os amam, que frequentam há muito tempo aquele espaço e sonhava em ver o centro cultural indígena em eterno funcionamento. Não julgue ou condene o que fizemos, foi digno sim. 


E reclamar de quem fica sentado no sofá é digno também, as pessoas são muito egoístas e individualistas, elas veem o que está acontecendo mas não se importam em mover uma palha para tentar mudar pois se permanecerem quietas em seus sofás aquilo nunca as atingirá. E é isso mesmo, essa ditadura que estamos vivendo, essa gente pode até enxergar mas vai cagar litros pois não saindo de casa para reivindicar alguma coisa, nada lhes acontecerá então foda-se, né! E essa gente atrasa o desenvolvimento das coisas, essa gente continua votando nos mesmos merdas, elegendo cabral e paes e vendo bbb 27...

Nós fomos pra aldeia e não fizemos nada além de gritar, dando apoio à eles e apanhamos, levamos pimenta, gás lacrimogênio somente por gritar contra o que estava acontecendo, é a ditadura. é a mesma coisa que aconteceu décadas atrás. Se falar contra o governo, apanha. não generalize e nem julgue dessa maneira o que aconteceu ali na sexta, muito menos os índios. 

E eu discordo de vc que foi negativo, tirando o fato de termos perdido nosso espaço tão mágico e espiritualizado que era a aldeia maracanã, o mundo inteiro viu essa ditadura, viu a violência gratuita da polícia, o mundo inteiro viu e sabe, saiu em diversos jornais do mundo inteiro e muitos defendendo a causa indígena. Gringo adora os índios daqui, esse tempo todo que estive sempre via gringos por lá, esse local restaurado e vivo de cultura indígena na copa do mundo iria LOTAR!!!!


Comentário: O que fica claro com esse relato é que entre os apoiadores dos índios a presença de militantes dos partidos Psol e PSTU e das integrantes do grupo feminista FEMEN não era bem vista.

Eu tinha o conhecimento que este movimento era encabeçado por grupos apartidários, como o Anonymous, portanto me causou estranheza ver que de repente o movimento se tornou uma bandeira partidária.

Como a moça disse realmente a repercussão foi negativa em todo mundo, mas duvido que isso faça com que as pessoas de todo o mundo desistam de vir assistir essa copa feita pra gringo ver.

A moça quis defender o movimento, que até então contava com a minha simpatia, e só comprovou aquilo que eu desconfiava. Que esses manifestantes junto com os índios foram usados como "bonde de piranha" e um protesto que era legítimo até se transformou em um espetáculo de mal gosto esquerdista colocando as vidas desses manifestantes, dos seus próprios militantes e dos indígenas em riscos.

Comparem com a movimentação que ocorreu no domingo (houve uma manifestação e uma movimentação caso não saibam) e o que aconteceu sexta.

Mais sobre Aldeia Maracanã:

- A esquerda brasileira é petética!
http://shogunidades.blogspot.com.br/2013/03/aldeia-maracana-esquerda-brasileira-e.html

- Aldeia Maracanã: Todos os lados da questão.
http://shogunidades.blogspot.com.br/2013/03/aldeia-maracana-todos-os-lados-da.html

Antigo Museu do Índio será derrubado para construção de lanchonete anexa ao Maracanã - FIFA agradece.
http://shogunidades.blogspot.com.br/2012/11/antigo-museu-do-indio-sera-derrubado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)