Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Porte de Armas e as verdades que a globo não conta



Nesta semana em um episódio da sofrível novela "Salve Jorge" a personagem "Lucimar" da atriz Dira Paes, é presa pela polícia em uma discussão com outro personagem, chamada "Wanda", que portava um canivete.

Houve uma briga em que Lucimar desarma Wanda de seu canivete, mas logo em seguida é rendida por policiais que a prendem e permitem a fuga de Wanda. Para na cena seguinte sem a menor explicação Lucimar estar solta em sua casa recebendo uma bronca de uma delegada interpretada por Giovanna Antonelli. Dando a entender que foi realmente presa e solta graças a influencia da delegada.

A questão é que em momento algum foi informado ao telespectador o seguinte fato:

No Brasil, a única restrição sobre a posse e o uso de armas brancas diz respeito a espadas e espadins das Forças Armadas e Auxiliares, consideradas privativas destas segundo o regulamento de produtos controlados do Exército(R-105). Nada mais juridicamente válido existe sobre o assunto, pois no Brasil é crime portar arma de fogo sem condição legal para tanto (artigo 14 da Lei Federal n.º 10.826/2003 – estatuto do desarmamento).

No Brasil o porte de faca ou qualquer tipo de lâmina não é proibido pela legislação, podendo qualquer indivíduo mentalmente sadio portar sua faca para defesa ou trabalho, independentemente de qualquer autorização para tanto. É a regra do Estado de Direito, constituindo abuso de autoridade qualquer medida policial coercitiva contra o porte de lâminas.

É fato que a globo tem se empenhado na campanha pelo desarmamento, que é uma meta do governo (teoricamente o qual a emissora é oposicionista), e pelo visto está disposta até a omitir verdades se for para direcionar o público ao seu interesse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)