Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Favela da Coréia: A presença de muitos "Se" não invalida o fato de que Freixo tem certa razão.


Imagem divulgada nas redes sociais criticando Freixo.
Alguém notou o 'hum' ? Além de eleitor do Bolsonaro é analfabeto

Nos dias de hoje eu me assumo de direita, penso como direita (libertarismo) nem por isso concordo com tudo da direita (conservadores e nacionalistas). Acho algumas questões levantadas pela esquerda interessantes e importantes. Algumas propostas da esquerda são sim justas, embora eu não concorde um milimetro dos métodos e da argumentação usados para defender essas propostas.

Portanto vai lá minha opinião final a respeito do debate criado após a reportagem do Fantástico sobre a operação que resultou na morte do traficante "Matemático" e sobre as criticas do Deputado Marcelo Freixo à operação. Primeiro aos projetos de Bolsonaro que criaram as imagens que ilustram esse post:

Prefiro me declarar como um livre pensador e isento para reconhecer quando eu falo merda e discordar dos meus colegas mais reaças. Eu mesmo assumo que falei muita sem ter visto a matéria (não vejo fantástico). Depois que vi o tipo de armamento e como foi feita a perseguição a partir de um helicóptero atirando a esmo em cima de um carro em alta velocidade. Balas estilhaçando no asfalto e dane-se quem estiver passando.  É com a experiencia de quem já teve algumas vezes a policia de fuzil na porta de casa num passado não muito distante. Eu entendo o que está sendo investigado.

Deu certo? Mataram o bandido, eu comemoro, fico feliz e acho que tinha que morrer mais! Mas como foi feito isso? e se desse errado? Nego só está vendo o resultado final. E ignorando alguns fatos:

 É importante lembrar que não faz muito tempo no morro dos macacos, bandidos derrubaram um helicóptero, policiais morreram na queda que por sorte foi em campo aberto. E se acontece o mesmo? Se o helicóptero é derrubado cai em cima de uma residencia resultando na morte de policiais e cidadãos?


Se na troca de tiros uma bala entra em uma casa a mata um cidadão, afinal qual é a prioridade da policia. Proteger a população dos bandidos ou prender um bandido a qualquer custo mesmo que ao custo de vidas de cidadãos e de policiais?

E não me venham com o argumentos dos muitos "Se". Temos é que comemorar a sorte de só termos alguns "ses" para discutir. Ou agora vão vir com a ideia de que cada um que se proteja? Legal, quando não é o seu ... que está na reta. É aquela velha filosofia do "Cada cachorro que lamba a sua caceta"?

A policia militar do Rio é moldada para saciar a sede de vingança da população, principalmente dos que se julgam mais prejudicados pelo banditismo do que realmente são, aqueles que moram bem longe de uma favela: ela tortura e mata bandido e as vezes sobra tiro para um transeunte qualquer que deveria estar se abrigando debaixo da mesa de casa.

Também lembro aos senhores que o policial cumpre ordens. E é isso que deve ser verificado, quem deu tais ordens ao piloto e aos demais policiais para agir daquela forma?

O outro lado da moeda: 

Por outro lado não posso deixar de criticar o fato de que o deputado só venha a público neste tipo de situação: Criticar ações, erros e crimes da policia.

Por mais que eu concorde com Freixo na condução errada e arriscada adotada pela policia na operação. Essa politica de só enxergar um lado da questão, embora pareça justa não é benéfico ao debate. Dá a entender à sociedade (que em sua maioria não prima pelo brilhantismo de ideias) que não haveria critica se o procedimento errado da policia fosse padrão largando tiro igualmente no Leblon ou na favela da Coréia.

Jamais o vi fazendo criticas ou investigações a políticos ligados ao tráfico. - E alguém ai terá coragem de dizer que eles não existem? - O assunto tráfico parece ser um tabú para o deputado.

Não o vimos abrir investigações sobre os crimes de violência sexual ocorridos dentro de vans graças a não fiscalização de uma van ilegal (que ele tanto critica as licitações com máfias de vans) e em um ônibus (onde ele também critica a Rio ônibus) que por sorte tinha uma câmera que permitiu a identificação do criminoso - menor de idade - mas por exemplo não tinha o display eletrônico que o motorista consegue acionar solicitando ajuda da policia - que na minha opinião deveria ser obrigatório em todos os carros do consórcio. Prevenção do crime o senhor conhece isso deputado?

A esquerda tem sim um tesão pela ideia de que pobre vira bandido graças a desigualdade social. Uma pena que isso não explique o porque de filhos de classe média também virarem bandidos.

Defender bandido usando pobreza como desculpa para justificar a vida que o marginal escolheu. E isso é uma ofensa ao trabalhador pobre que não rouba, não trafica e não mata ninguém.

Para aqueles que tiverem paciência e principalmente boa vontade de ler este artigo explica melhor essa relação http://www.implicante.org/artigos/a-esquerda-e-a-criminalidade-dois-pesos-duas-medidas-um-metodo/

A questão é que temos dois lados, ambos estão certos nas criticas mas ambos estão redondamente errados ao só enxergarem um lado do problema, aquele que lhes convém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)