Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

domingo, 14 de julho de 2013

Porque ainda temos policia militar no Brasil? - "Tema aqueles que somente seguem ordens"

Artigo escrito a quatro mãos com a ajuda do amigo Antonio Vargas



Quais são os direitos e deveres dos militares? Tenho certeza que muitos militares, que cometeram crimes e atentados contra a vida de cidadãos que se manifestavam contra ao que estava em vigor, não foram punidos e os que foram julgados estava sobre a tutela do Direito Militar. Por que eles continuam com poderes diferenciados dos civis? Eles são uma raça superior?

Histórico

Hoje, enaltece-se um herói que é Duque de Caxias. Herói? Há artigos que falam que o Brasil na Guerra do Paraguay estava sendo derrotado. Tendo em vista que o Brasil tinha 42 anos como país independente, um país em construção e insalubre, onde o trabalho escravo estava no auge e a extensão territorial ; as instituições militares não receberam investimentos para sua melhoria.  O nosso despreparo militar era evidente que para alguns historiadores o Brasil só venceu esta guerra por terem jogado  corpos de milhares de soldados brasileiros mortos nas águas pluviais e, os soldados paraguaios ao consumirem a água contaminada começaram a morrer por conta de epidemia de Tifo e não das batalhas propriamente narradas. 19 anos depois o Brasil tornou-se uma república por ação dos militares.

 Em 1910, com o apoio do Barão do Rio Branco, um grupo de militares brasileiros foram enviados a Alemanha para receberem instruções a serem implementadas no Exército Brasileiro. Esses militares receberam o apelido de os jovens turcos. Em função dos resultados da Primeira Guerra Mundial, esse grupo acabou não implementando a doutrina germânica aprendida. Daí veio a Missão Militar Francesa de 1920 onde começou o processo de modernização do Exército Brasileiro.

Como a população brasileira era insalubre, fraca, incapacitada para o mercado de trabalho da sociedade industrial e quase semi analfabeta; os militares foram os primeiros "cidadãos modelo" a serem produzidos pelo sistema.

 Ainda sobre esta perspectiva, em 1930 Getúlio Vargas deu o golpe e assumiu o poder. Embora ele não assumisse isso publicamente com medo das sanções internacionais que poderia receber, era claro que comungava dos pensamentos nacionalistas que estavam sendo empregados na Itália, Portugal, Espanha e Alemanha.

 Chegando a uma história mais perto da geração atual, veio a Ditadura Militar de 1964 onde ainda sofremos consequências disto. Sendo assim as instituições militares nunca deixaram de estar no poder, nunca deixaram de ser autoritárias, nunca deixaram de confrontar com os civis brasileiros e nunca estiveram prontas para dialogar com o povo.

(texto de Antonio Vargas - Brasil: O país dos falsos heróis)


Afinal porque a policia é violenta?


Há alguns anos que percebi que o perfil do individuo que se torna policial militar é do sujeito que tem o segundo grau, não possui uma posição politica e está próximo do 'loser' mediano de uma nação idiocrática. Não conseguiu ter sucesso numa carreira privada, isso no caso de ter conseguido um emprego formal antes. E tendo a mentalidade média do brasileiro, esse povo "socialista conservador de direita" que adora um empreguinho público - mas não lê os editais direito posteriormente reclamando e fazendo greves -  quer financiamento estatal, ganhar bolsa para comprar comida gastando com porcarias que não precisa; Fez um concurso público pra ter um empreguinho estável e assim evitar uma inevitável demissão que ocorreria em qualquer empresa decente. É um completo fracassado, não tem a menor vocação para "proteger e servir".


Raros são os casos em que alguém tenha realmente o desejo de servir o povo vestindo uma farda. Esses acabam estudando mais e viram sargentos, sobem rápido de patente ou acabam indo para alguma policia técnica. Lamentavelmente esses no final acabam recebendo ordens de algum comandante saudosista de 64 ou de um imbecil de gravatas, ficam reféns de um sistema já viciado. Os casos raros recentes que credito logo após o sucesso dos filmes "Tropa de Elite" em que graças a eles a imagem do policial melhorou para o público. A politica das UPPs recentemente também fez  no favelado - que no dia-a-dia é naturalmente condicionado a ter ojeriza pela PM - passar a querer entrar para a corporação.

No dia a dia os que lidam com o público são os "puliça" aquele completo imbecil fracassado que não conseguiu ser nada melhor na vida e prestou um concurso para a PM que eu citei antes. Aí temos este tipo de situação:



E mais essa:



A policia faz bem aquilo para o que é treinada para fazer



"A polícia é uma instituição que existe, que foi criada, para ser violenta e corrupta. E depois o pessoal estranha. Porque violenta e corrupta? Porque a polícia existe para fazer segurança da elite e segurança do estado (...) É polícia política mesmo. Isso aqui é uma sociedade injusta e nós garantimos a sociedade injusta."


Quando age com violência, mata pobres, reprime brutalmente aos protestos, está fazendo EXATAMENTE o papel dela, está fazendo o que foi BEM TREINADA para fazer. Os esquadrões da morte e campos de concentração não foram organizados por rebeldes ou dissidentes. Eles foram organizados por aqueles que seguiam ordens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)