Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Opinião: Diga não à politização da vida

Este blog acompanhou desde a sua criação em 2009 um processo de transformação politico-ideológico da minha parte até este ponto atual. Militei contra o PT nos últimos 6 anos após ter ajudado a eleger o Lula em 2002, pois um dia me conscientizei que ajudei a eleger um projeto de poder partidário populista. Algo completamente avesso do que defendo hoje.

No último dia 31 eu recebi minha carta de alforria. O PT saiu do poder mas deixou a metástase do fisiologismo do qual fez uso para se manter no poder por 14 anos. Essa metástase existe no Brasil desde o dia 15 de novembro de 1889 (entendedores entenderão). Portanto, a merda que está aí não foi eu quem elegeu. Nem por irei torcer contra. É o cumulo da burrice torcer contra seu governo. Com isso, me sinto livre e isento.

Já cantei a pedra para todos. Quem quiser entender tudo que acontecerá no Brasil nos próximos anos terá que estudar um pouco de marketing e compreender o conceito de narrativa. A publicidade foi criada com intuitos políticos e governamentais, depois é que perceberam que ela também servia para vender outros tipos de produtos inúteis os quais não precisamos.

Discutir politica por discutir só gerará debates vazios. Estudar história não adianta. Existe a história oficial e a oficiosa. E a narrativa de ambas dependem de quem está no poder e de quem está na oposição. A esquerda voltou a ser oposição, portanto a história oficiosa voltará a ser aquela que eu aprendi nos anos 90.

Uma verdade é que o lulo-petismo desencadeou um processo irreversível de politização da vida. Hoje todo mundo se considera apto para debater politica, principalmente aqueles que mais tem rabo preso ou que mais estão defendendo o próprio lado. As pessoas desfarão amizades em função de politica; parentes brigarão por politica; e até mesmo a contratação e manutenção em cargos de emprego dependerão da sua posição politica. É imparável esse processo.

Se Darwin falava que a seleção natural é a sobrevivência do mais apto. Sobreviver nessa época vai exigir conhecimento sobre narrativas, aprender a viver como a Suíça.

Nessa última semana presenciei uma discussão de irmãos num post no meu perfil pessoal do facebook por causa de politica, eu gosto de treta, mas treta só é bom quando diverte, quando causa esse tipo de situação é desagradável. E não serei eu mais quem irá causar esse tipo de rixa.

Continuo não tendo estômago para as postagens de muitos amigos e parentes meus a respeito de politica. Mas opto por não mais sentir amargura por eles. Pois é isso que irá acontecer com todos vocês, vocês sentirão amargura contra amigos e parentes.

Não digo que não mais farei posts sobre politica, pois eu discuto politica desde os meus 12 anos de idade - muitas vezes esculhambando gente mais velha - mas eu não vou mais me indispor com amigos e familiares por causa disso.

Se defender um politico é financeiramente compensador para você, ok. Você só está defendendo o seu lado. Hipocrisia e egoísmo é um traço comum da humanidade, exatamente por isso que governos socialistas ou qualquer outra ideia feita em prol de todos jamais funcionará. Já o maniqueísmo é opcional.

Não seja escroto, não seja maniqueísta. Pois você pode estar dando uma de moralista, pode estar pregando um "nós contra eles", ou posando de bom samaritano para alguém que conhece um podre seu, que você jamais imagina. Eu sei de tantos e me calo... Cuidado.

A última semana de agosto me abriu os olhos para uma série de coisas pessoalmente, emocionalmente e politicamente. Mesmo sendo agnóstico posso dizer que tive uma visão, um verdadeiro "insight nostradâmico".

Eu tive um sonho, um sonho onde todos brigarão entre si, se fecharão em seus clubes de concordâncias onde somente o 'joínha' do facebook lhe é compensador. No final, pessoas continuarão brigando por políticos, serão feridos ou mesmo causarão mortes por causa de políticos. Enquanto isso, lá em Brasilia fora das câmeras eles estarão rindo entre si no melhor dos climas. O de todos deles está garantido, e se você não recebe nada deles, me desculpe. Você é um tolo e está se indispondo por nada e talvez não sobreviva a tudo isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)