Millor Fernandes:


Jornalismo, por princípio, é oposição – oposição a tudo, inclusive à oposição. Ninguém deve ficar acima de qualquer suspeita; para o jornalista, não existem santos.

terça-feira, 28 de março de 2017

Novo Colunista: Samora De Miranda Teodoro "O ato (falho) de Ciro"

Apresento no Shogunidades um novo colunista, para reforçar com brilhantismo a equipe deste blog.
Com vocês a estréia de Samora De Miranda Teodoro

"O ato (falho) de Ciro"

Se uma imagem vale mais do que palavras, como diz o ditado, imagine um vídeo! Nele vemos Ciro Gomes fazendo o que faz de melhor: fanfarronice!

Afirma ter dado conselhos a ex-Presidente para evitar o impedimento. Ironiza ex-aliados políticos. Invoca participação na elaboração da Constituição (esse é o maior mistério! Ciro Gomes não foi deputado constituinte, mas diz que "rascunhou" os contornos da Constituição).

Contudo, o que merece toda a atenção é a sua afirmação sobre a necessidade dos políticos partirem para o confronto contra o Poder Judiciário e Ministério Público.

Nesse particular, ganha relevo a frase: "Esse Moro resolveu prender um blogueiro (sic). Ele que mande me prender. Eu recebo a turma dele toda na bala, se não tiver cometido nada errado."
É um show de equívocos sem fim. Em primeiro lugar, o "blogueiro" foi conduzido coercitivamente a prestar depoimento. É diferente de prisão.

Em segundo lugar, me impressiona o fato de um pretendente ao cargo máximo da nação afirmar sem qualquer destemor a intenção deliberada de não só descumprir eventual decisão judicial, como evitá-la através do uso de violência. Nesse sentido, vale dizer que Ciro efetuaria disparos contra policiais federais, uma vez que estes exercem a função de polícia judiciária da Justiça Federal. Se efetivasse o que afirmou, já vislumbro condutas que o enquadrariam em dois ou três crimes.

Se não bastasse isso, me chamou a atenção a expressão "se não tiver cometido nada errado". Ou seja, incumbiria a ele aferir a própria conduta e não aquele a quem a Constituição conferiu o exercício da função, isto é, o Poder Judiciário. Ciro Gomes é o único legitimado a avaliar suas próprias ações. Constituição e leis são para os outros não para o integrante do "clã Gomes".

Político que iniciou sua carreira no partido da ditadura militar (Arena), depois vestiu a plumagem de "tucano moderno" (PSDB), candidato franco-atirador pelo PPS. Mais adiante tornou-se socialista conduzido pelo finado Eduardo Campos (PSB), sendo que ao final brigou com aquele e bandeou-se para o minúsculo (PROS). Por fim, filiou-se ao PDT para candidatar-se a Presidência em 2018. Ou seja, sua atual encarnação é o neobrizolismo.

Todavia, por suas declarações fica evidente a real "pele" de Ciro Gomes. Não passa de mais um "Coroné" nordestino. Daqueles que lemos em livros de Jorge Amado ou assistimos em novelas globais. Banco o "machão" e desafia as leis e as instituições. Sequer passou pela cabeça do entrevistado que eventual decisão desfavorável pode ser impugnada por meio de recurso ou até mesmo habeas corpus. Não, a solução é atirar contra policiais que cumpririam decisão judicial.



PS: É espantoso que diante de tudo isso, o "jornalista" Luis Nassif aquiesça com tudo e não contradite o entrevistado. Mas o que esperar da blogosfera financiada com dinheiro do PT...

PS2: Creio que a esquerda entrará em parafusos. Afinal, um dos seus próceres defende o uso de armas de fogo! Mas a esquerda não é desarmamentista? Escolha de sofia: optar pela defesa de Ciro ou pela defesa do desarmamento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recomenda-se ao comentarista que submeta seu texto a um corretor ortográfico.

Pede-se o uso de parágrafo, acrescentando-se um espaço entre uma linha e outra.

O blog deletará texto só com letras MAIÚSCULAS.


"Se a prudência da reserva e decoro indica o silenciar em algumas circunstâncias, em outras, uma prudência de uma ordem maior pode justificar a atitude de dizer o que pensamos." - (Edmund Burke)